Silicone nos seios pode causar estrias?

A cirurgia plástica mais procurada no mundo inteiro, é a mamoplastia, a cirurgia de aumento, a de colocação de silicone, como é mais conhecida.

Favorita entre todas,  a prótese de mama virou um sonho de consumo de 9 entre cada 10 mulheres.

Enquanto algumas querem aumentar mamas pequenas, outras querem apenas melhorar a consistência ou até corrigir flacidez.

Mas, seja para aumentar, segurar, enfim, o que costuma gerar muita dúvida, no entanto, é se a tal prótese pode, realmente, causar estrias, ou se isso é apenas mais um entre tantos mitos.

O que são estrias

Primeiramente, é preciso entender que as estrias são cicatrizes formadas na pele causadas pelo rompimento das fibras elásticas, ou seja, a pele se esticou mais do que podia, e devia, resultando em marquinhas, as conhecidas estrias.  Geralmente, surgem quando esse estiramento é muito abrupto.

Por conta disso, elas costumam aparecer em situações, como, por exemplo, no crescimento rápido durante a adolescência, durante a gravidez, surgindo no abdômen e mamas, durante a amamentação  ou quando há um grande aumento de peso.

Afinal, silicone pode causar estrias?

Por tudo que foi dito, certamente, a prótese de mama pode, sim, levar às estrias, e isso pelo rápido estiramento da pele. No entanto, esse fato é mais comum quando são colocadas próteses muito grandes, ou seja, quando há um estiramento muito agressivo.

Já durante a amamentação, quando os seios são mais flácidos, não é tão comum aparecerem estrias, já que a pele não estando tão rígida não propicia seu estiramento, tanto quanto uma pele mais grossa e rígida.

Como prevenir as estrias ao colocar silicone?

É preciso investir em cuidados especiais, preparando a pele para ser esticada , caprichando no uso de hidratantes à base de ureia como o creme silk skin, para deixar as fibras ainda mais elásticas, diminuindo o risco de rompimento.

Procure não se descuidar, hidratando a pele das mamas, pelo menos, 2 vezes ao dia, um mês antes e 3 meses após a cirurgia.

Outra dica é não exagerar, até porque próteses muito grandes, além de causarem estrias, podem prejudicar a postura. E mesmo que muito bem hidratada, se a prótese  for muito grande isso pode levar ao rompimento das fibras elásticas, por mais elásticas que estejam.

Outra dica é, após a cirurgia, investir em  drenagem linfática , isso pode ajudar, fazendo com que as mamas desinchem mais rapidamente, e isso diminuir a pressão sobre o estiramento da pele.

Para quem não sabe, sempre após uma cirurgia de colocação de silicone, as mamas estarão ainda maiores pelo inchaço.

Enfim, embora não seja uma regra, a cirurgia de mamoplastia , pode sim, causar estrias, mas sendo mais comum no caso de exagero no tamanho da prótese, e na falta de cuidados específicos. Por isso, se for colocar silicone, se previna, tome os devidos cuidados, pois não é nada fácil tratar estrias.